Hidratações caseiras que funcionam

By Mirella Barros - dezembro 02, 2016

Receitas caseiras ou "naturais" pipocam a todo momento nos blogs e grupos de cabelo. Tem receita para tudo: crescimento acelerado, salvar as pontas duplas, dar brilho e o que mais você conseguir imaginar. Sempre tive um certo receio em usar qualquer coisa que não seja específica para cabelos, mas claro que não me contive e testei algumas. Vou postar aqui as que deram certo e de bônus irei relatar uma que foi um desastre capilar sem precedentes!

Hidratação com mel


O mel tem ação umectante, possui substâncias antioxidantes e o alto teor de açúcar ajuda a reter a umidade nos fios. Como eu uso:
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação (uso Crece Pelo ou Pantene)
  • 1 tampinha de Bepantol

Faço essa misturinha num recipiente e aplico enluvando mecha a mecha. Deixo agir de 15 a 20 minutos numa touca térmica. O resultado que vejo é uma potencialização da máscara de hidratação e um pouco de brilho.


Hidratação com maisena (amido de milho)


Essa é famosíssima, também chamada de "alisamento natural" ou "touca de gesso". É claro que a maisena não vai alisar cabelo nenhum, se fosse assim ela já estaria custando uma fortuna! O que acontece é que ela tem a propriedade de selar as cutículas, deixando o cabelo mais alinhado. Como eu uso:

  • 1 colher de sopa de maisena
  • 100 ml de água
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação
  • 1 tampinha de Bepantol

Misturo numa panela a maisena e a água e levo ao fogo, mexo como se fosse um brigadeiro até a mistura ficar com uma textura de gel. Espero apenas 1 minutinho (não deixo esfriar muito) e misturo com a máscara e o Bepantol. Aplico enluvando mecha a mecha e deixo na touca térmica de 15 a 20 minutos. Provavelmente você irá encontrar muitas variações dessa receita, eu testei algumas até chegar nessa relação água/maisena que foi a que deu o melhor efeito por ser mais fácil de misturar com a máscara. Acrescentando mais maisena a mistura fica tão grossa quanto um mingau, isso dificulta muito na hora de enluvar. Algumas pessoas também usam com leite no lugar da água, não testei porque acho que ficaria bem oleoso, mas nada te impede de testar assim também. Gosto bastante dessa hidratação, realmente potencializa a máscara, os fios ficam mais alinhados e as pontas ficam bem macias.


Hidratação com Babosa/ Aloe Vera 



A babosa/aloe vera é encontrada em vários produtos capilares e é sinônimo de hidratação. O extrato natural da planta é excelente para potencializar as máscaras ou mesmo ser usada sozinha. Como eu ainda não plantei a minha comprei um extrato de Aloe Vera na loja Mundo Verde (resenha aqui). Como eu uso:

  • 1 colher de sopa de extrato de babosa
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação
  • 1 tampinha de Bepantol

Para quem vai usar o extrato natural: Corte os espinhos laterais da folha; faça um corte longitudinal na folha  e retire o extrato com uma colher. Depois é só misturar com a máscara e o Bepantol da mesma forma. Enluvo mecha a mecha e deixo de 15 a 20 minutos na touca. Adoro essa hidratação, realmente dá um "Up" na máscara, como uso sempre uma de hidratação sinto os fios ainda mais macios. Acredito que o efeito do extrato natural seja ainda melhor, em breve pretendo plantar uma babosa para testar.


Óleo de côco - O desastre capilar


Sei que muitos irão se espantar: "Como assim não deu certo com você? Óleo de coco é vida!". Bom, no meu caso foi quase uma "morte" capilar! Apliquei para fazer umectação, da mesma forma que vi em dezenas de tutoriais no youtube. Para (tentar) retirar usei um shampoo quase transparente, o "Tio Nacho" e quem disse que aquilo saía? Imagina um cabelo completamente rígido e com os fios grudados, imaginou? Agora imagina o meu desespero! Como vi que não daria certo, apliquei o shampoo mais hidratante que eu tinha no banheiro, o Argan Oil da Inoar, foi o que me salvou! Mesmo assim tive que passar 2 vezes. Depois desse desastre dá para imaginar como meu cabelo ficou, né? Totalmente seco como um sisal, além de todo quebrado pelo atrito que fiz tentando tirar o óleo. Foram várias semanas fazendo as outras hidratações do post para recuperar esse cabelo!

Fiz questão de relatar essa última experiência para deixar o alerta de que nem tudo que se lê pela internet vai dar certo no seu cabelo. Muito cuidado também com aquelas receitas milagrosas que fazem o cabelo crescer vários centímetros etc. Outra dica é sempre que for testar esses ingredientes "naturais" misturar com uma máscara de hidratação que você goste do efeito, assim a chance de dar errado é menor.


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva












  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Bom dia
    Já fiz com babosa e super aprovo, a maisena está na milha lista, óleo de coco também gosto mas concordo que pra sair do cabelo dá trabalho, na primeira vez que fiz ficou um sebo meus cabelos, horrorosos kkk!
    Bom saber que você testou, assim são dicas mais seguras!
    🎄 PS: Em Dezembro Tem post sempre novo no ar! 🎄
    Beijos!!!
    Blog A primeira Casa
    Minhas Inspirações
    Pretty Girl

    ResponderExcluir
  2. Amo essas hidratações, obrigado pela visita, tenha uma semana abençoada.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir