Como se livrar do "Efeito Hermione"

By Mirella Barros - fevereiro 16, 2017

Graças a Deus estamos aos poucos nos libertando da ditadura da chapinha e nos sentindo mais confortáveis para aceitar e aprender a valorizar um cabelo "natural". Nesse contexto, você ondulada que está lendo isso certamente assistiu vários vídeos de "Big chop" (o corte para tirar a química do cabelo), se emocionou vendo as meninas soltarem seus lindos cachos, se empolgou e resolveu fazer o mesmo, acertei? Aí você faz e acontece isso aqui:


Nessa hora você se olha no espelho e faz exatamente a cara da Hermione nessa foto! Isso acontece porque nós onduladas temos uma textura muito peculiar nos fios, aliás cada cabelo ondulado é único. Nossos fios não formam cachos, mas ondinhas muitas vezes "bagunçadas" e totalmente irregulares, cada dia elas ficam de um jeito, o famoso cabelo "rebelde", sabe? Outro companheiro indesejado nosso é o frizz, por mais hidratado que estejam os fios. Para entender melhor veja abaixo a tabela de curvatura de cabelos, feita pelo cabeleireiro americano Andre Walker:


Nessa classificação nosso cabelo é tipo 2 (ondulado), o cacheado o 3 e o crespo o 4. O 1, que não está na lista, é o liso. Como a estrutura dos nossos fios é bem diferente dos cacheados, a famosa "fitagem" não funciona para a maioria de nós, a não ser que o seu cabelo seja um 2C, pois as ondas são mais marcadas e quase formam cachos. O que fazer nos outros casos então? Ficar igual a Herminone? Calma, existem alguns truques que podem nos ajudar a dar forma aos nossos fios. A própria Hermione irá ilustrar:


Truque 1: Touca de meia


Esse truque da época da vovó funciona muito bem para você que ainda está apegada ao efeito liso e não quer mais queimar seu cabelo na chapinha. É um pouco trabalhoso no início, mas com a prática fica bem fácil. Pegue uma meia-calça, dê um nó nas pernas e corte as sobras, está pronta a touca. Divida o cabelo todo para um lado e coloque a touca por cima, a parte que ficar solta você faz a volta na cabeça encaixando na touca. Espere uma meia hora e faça o mesmo para o lado oposto. Uma boa opção é dormir com a touca. O melhor dessa técnica é que ela elimina quase completamente o frizz! Além de deixar um efeito mais natural, as vezes as ondas ficam levemente marcadas, como nessa foto que escolhi.

Truque 2: Coque baixo


Essa finalização é para quem quer começar a assumir as ondas. Após lavar os cabelos, deixe secar cerca de  90%, passe um pouquinho de óleo finalizador nas pontas, penteie o cabelo todo para traz e prenda num coque baixo. O resultado é uma raiz lisa, com ondas mais abertas, formadas do meio do cabelo para baixo. Após soltar use um pente de dentes largos e os próprios dedos para pentear, nada de escova ou o seu cabelo ficará igual ao da primeira foto!

Truque 3: Trança


Outra forma super simples de dar forma às ondas, pode ser feita uma trança como essa da foto ou duas tranças mais baixas (estilo Maria Chiquinha). O efeito fica ligeiramente mais marcado, dependendo da trança escolhida, mas também fica bem natural.

Todas as 3 formas podem ser usadas para dormir, o que facilita muito a vida. Só não esqueça de avisar o boy e/ou familiares se você for usar a touca, ok? Causa sempre um susto num primeiro momento!rs

Brincadeiras à parte, são dicas bem simples que podem nos ajudar a valorizar a beleza de nossas ondas.

ATUALIZANDO: Queridas Hermiones, agora temos um grupo no Facebook só para trocarmos dicas sobre nosso tipo de cabelo, cliquem aqui: Onduladas 2 A


Dica da Ruiva: 

Já conhece a nossa loja, a Boutique da Ruiva? Lá você encontra os melhores tonalizantes ruivos, além de outros produtos para cabelos, todos livres de testes em animais. Leitores tem cupom especial de desconto com o código: RUIVA2A

Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva





  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Morta! haha kkkk Meu cabelo todinho... Tenho que me virar em mil. O coque eu já fazia, vou começar a tentar o da meia e ver com algumas tranças!! Muito bom o post! Super apoio mais posts assim para as meninas onduladas, pois é díficil!! haha Adorei!
    http://www.senhoritameow.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dizem que meu cabelo é um 2b/2c...Mas tá difícil demais o danadinho tomar jeito e cachear...Socorro!

    ResponderExcluir
  4. Vi no seu perfil que é vet... então, uma consulta kkk
    Glicopan pet na cabeleira, que me diz? Pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Natália...eu não usaria não! A mulherada diz que ele serve como uma reconstrução por ele ter muitos aminoácidos na fórmula. Porém esses aminoácidos devem ser absorvidos por via oral, mas só nas espécies indicadas da bula (não é o nosso caso). Não sei o real absorção dele no cabelo, além de tudo fede muuuuuito!rs

      Excluir
  5. Que ódio, faço finalizações, creme de pentear, gelatina,para acabar igual Hermione do mesmo jeito. Vou tentar esses truques.

    ResponderExcluir