Mude o seu corpo com o Pilates

By Mirella Barros - maio 13, 2017


Não se assuste com o tema do post de hoje, esse não é um blog fitness, muito menos a autora! Porém, acredito na importância da atividade física na nossa vida, não somente pelo fator estético, mas também pela saúde. A grande questão é encontrarmos uma atividade que seja prazerosa e não aquela obrigação diária para se manter "gostosa" e "sarada". Como muitas mulheres já tentei me forçar a fazer musculação, mesmo odiando cada minuto na academia. O resultado é que eu ia dois dias e faltava duas semanas. Em função de um problema de coluna, acabei conhecendo o Pilates e me surpreendi com os benefícios que ele me traz a cada dia. Para resumir: minhas dores de coluna diminuíram bastante e consegui a definição muscular que eu desejava quando fazia a musculação. Vamos falar um pouquinho sobre esse método maravilhoso para você que ainda não o conhece:


O que é o Pilates

Joseph Hubertus Pilates, criador do método Pilates

O método foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, inicialmente com o nome de "Contrologia", um sistema de exercícios físicos baseados no controle da mente sobre os músculos. Consiste em 6 princípios básicos: concentração, respiração, centralização, precisão, controle e fluidez. Os exercícios são focados na musculatura do centro do corpo, ajudando a manter o equilíbrio e estabilizando a coluna vertebral.


Na prática o que observamos é um fortalecimento muscular, com uma hipertrofia não exagerada, além de: redução de dores na coluna (no meu caso por exemplo), melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora e maior consciência corporal.


Como são os exercícios


Aparelhos usados no Pilates

Esses são os aparelhos usados nas aulas de Pilates: Reformer, Chair, Barrel e Cadillac (que eu carinhosamente chamo de "mesa de tortura"). Diferentemente dos aparelhos da academia, é possível realizar uma infinidade de exercícios em cada um deles, trabalhando vários grupos musculares. Também utilizamos os mesmo aparelhos para o alongamento, que é importantíssimo tanto antes, quanto depois dos exercícios.


Exemplos de exercícios

No Cadillac, Reformer e Chair existem molas que fazem o papel dos pesos dos aparelhos de musculação. Já no Barrel, os exercícios utilizam a carga do próprio corpo, são usados para alguns tipos de abdominal por exemplo. Também podem ser usados acessórios para potencializar os exercícios, como pesos e bolas.


Abdominais na bola

Uma imagem que vem à cabeça quando se fala em Pilates é a de exercícios na bola, como nas fotos acima. Elas são bastante utilizadas para abdominais, além de outros exercícios para a musculatura da coxa e alongamentos. Pelas fotos já dá pra perceber que não é molezinha não, né? Porém os movimentos são pensados para cada aluno individualmente, respeitando as necessidades e limitações de cada um.


Quem pode praticar


A maior vantagem do Pilates em relação à outras atividades pra mim é essa: pode ser praticado praticamente por qualquer um, desde o idoso ao atleta de alta performance. É claro que, como toda atividade física, é necessária uma avaliação médica prévia, porém as restrições são mínimas. O método é inclusive indicado por médicos para pacientes com problemas de coluna ou mesmo como reabilitação. As aulas são dadas por fisioterapeutas ou educadores físicos, e são feitas com no máximo 3 alunos por turma. Isso permite que os exercícios sejam individualizados e observados com muito mais cuidado pelo instrutor. Para quem não possui nenhuma limitação, a atividade também pode ser muito vantajosa, pois aumenta a força muscular sem o impacto nas articulações, como na musculação por exemplo. 

Pilates emagrece?


Eu sei que nesse momento você deve estar se perguntando se Pilates emagrece e/ou define o corpo como a musculação, acertei? Para emagrecer a melhor opção sempre é alguma atividade aeróbica (corrida, natação, dança etc), mas aliado a uma dieta equilibrada o método pode sim ajudar nesse processo. A hipertrofia também não é exagerada como na musculação, se você for magra vai perceber mais rápido as mudanças, mas os resultados estéticos são sim muito satisfatórios. Claro que se você quiser ficar mais "sarada" no estilo Gracyanne Barbosa, nada impede que você intercale com a sua musculação. Porém pra quem não tem paciência para academia, mas quer um corpo bonito e saudável o Pilates é a opção ideal. Espero que esse post possa estimular quem está em busca de uma atividade física agradável e ainda não encontrou.


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva






  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Respostas
    1. Sim Lucas...o bom do pilates é que pode ser praticado tanto por um atleta de alta performance quanto por pessoas com limitações físicas. Um bom instrutor consegue criar um treino ideal para cada situação.

      Excluir