Como escolher o tom de ruivo perfeito

By Mirella Barros - junho 21, 2017

Há alguns anos atrás o ruivo não era muito pedido nos salões, a não ser aquele acaju clássico que era classificado como "cabelo de senhora". Era muito difícil ver alguém com cabelo tingido num tom de ruivo mais acobreado. Com o sucesso da atriz Marina Ruy Barbosa, surgiu o "boom das ruivas" e hoje já é bem comum encontrar várias acobreadas pela rua. Apesar da crescente procura pela cor, ainda não são todos os cabeleireiros que dominam as técnicas para se atingir um ruivo "natural". Isso acontece porque o pigmento ruivo tem algumas características peculiares, que fazem com que ele tenha dificuldade de se fixar aos fios. Esse é o motivo do desbotamento que nós tanto reclamamos.




Caso você não tenha nenhuma experiência com tintas ruivas, sugiro que não tente pintar o próprio cabelo sozinha. Em função das particularidades que acabamos de mencionar, é um pouco difícil que esse processo dê certo de primeira sem a ajuda de um profissional. Mesmo assim é importante ter uma leve noção da tabela de numeração de tintas profissionais, que segue abaixo:




As tintas profissionais geralmente são denominadas por dois números: o primeiro representa a cor base e o segundo o reflexo. Os ruivos têm como cor base os loiros e, dependendo da numeração dos reflexos, vão formar os diferentes tons que conhecemos. Por exemplo: uma tinta com numeração 7.4 é um loiro médio acobreado. Para visualizarmos melhor, vamos dar uma olhada nas tabelas de algumas tintas famosas:




Com essas tabelas já é possível ter uma real noção das tonalidades e ver com qual você mais se identifica. Porém não pense que é só aplicar a tinta no tom que você gostou e o resultado vai ser exatamente o da foto. Tudo vai depender da sua base atual, a cor que o seu cabelo está no momento. Em função disso o profissional pode ter que fazer uso das seguintes técnicas antes de tingir os seu cabelos:

- Pré- pigmentação: Esse procedimento é realizado nos cabelos que já estão descoloridos ou com mechas, pois do contrário o pigmento ruivo não irá fixar nos fios.

- Descoloração: É necessária quando a base natural é muito escura ou a pessoa possui coloração mais escura que o ruivo. É importante ter muita confiança no profissional que está fazendo o procedimento, já que a descoloração danifica bastante a fibra capilar. Porém os fios só serão clareados levemente para que seja possível chegar ao tom desejado. Os fios não são clareados a ponto de platinarem, é algo mais leve, portanto não é tão agressivo como quando ficamos loiras.

- Decapagem: Usada quando a pessoa possui o cabelo tingido num tom mais escuro que o ruivo. É semelhante à descoloração, porém só são removidos os pigmentos da tintura e não a cor natural.


Escolhendo o tom:

Com tudo isso em mente você já pode escolher o tom que mais te agrada. Não adianta chegar para o cabeleireiro dizendo: "Quero pintar com a Majirel 7.4", pois em função de todos os fatores que acabamos de comentar, pode ser que você não consiga chegar ao tom do mostruário. A melhor maneira de escolher é procurar uma foto de alguém com o tom que você deseja e levar para o profissional. Ele saberá qual o procedimento necessário para atingir aquele tom. É legal que você procure por referências com o mesmo biotipo que o seu, assim é mais fácil de saber como você vai ficar. Agora vem a parte mais divertida: separei algumas inspirações de ruivos, divididos por tonalidades de pele. Escolhi os mais variados tons possíveis para cada tonalidade de pele. Assim já conseguimos quebrar aquele mito absurdo de que ruivo só fica bom para pessoas com pele branca de fundo rosado.



Pele branca





Pele morena





Pele negra



São tantas possibilidades que fica até difícil escolher, né? Ainda está na dúvida mesmo depois desses exemplos? Pesquise bastante até se sentir segura. Uma boa fonte para isso é o Pinterest, além do próprio youtube: temos várias blogueiras ruivas de vários biotipos. Para quem não tem coragem de se arriscar nos tons mais vibrantes, deixo a minha humilde opinião: os tons de cobre mais fechado ficam bem em qualquer tipo de pele. Certamente existe um ruivo que fica perfeito em você!

Dica da Ruiva: 

Já conhece a nossa loja, a Boutique da Ruiva? Lá você encontra os melhores tonalizantes ruivos, além de outros produtos para cabelos, todos livres de testes em animais. Leitores tem cupom especial de desconto com o código: RUIVA2A

Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva





  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei a dica. Sempre quis ficar ruiva mas nunca tive paciência pq tem que cuidar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Stella! Dá um trabalhinho sim, porque o retoque é frequente, mas acho que danifica menos do que o loiro.

      Excluir