Tatuagens e seus significados

By Mirella Barros - junho 19, 2017


Como toda pessoa apaixonada por tatuagens, estou sempre procurando ideias para a próxima. Dessas pesquisas nasceu a ideia para esse post: um pequeno guia com algumas inspirações de desenhos e seus significados. Claro que o significado de uma tatuagem é sempre extremamente pessoal, porém se você procura por um significado específico mas não tem um desenho em mente, essas ideias podem ser um bom ponto de partida para sua escolha. Nessa seleção escolhi alguns desenhos bem tradicionais e outros mais atuais.


Flor de Lótus


Uma das tatuagens tradicionais mais belas na minha humilde opinião. Geralmente quem tatua uma flor de Lótus busca algo que simbolize sua relação com a espiritualidade. O lótusé uma planta aquática que floresce sobre a água. No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual. Existem significados específicos para cada cor da flor de lótus:

- Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.

- Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente,  estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.

- Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.

- Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.




Corujas


De tempos em tempos surgem alguns modismos de tatuagens, geralmente a moda passa e quem as possui muitas vezes se arrepende. Um bom exemplo disso são as fadas e magos, que eram moda nos anos 90 (a Britney Spears tinha uma fada). Não acredito que as corujinhas tenham o mesmo destino pois, além de serem criaturas adoráveis, também possuem significados bem profundos. Coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. A coruja é escolhida como mascote dos escoteiros e dos cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.



Andorinhas


Essa clássica tatuagem representante do estilo Old School, surgiu entre os marinheiros por se tratar de uma ave que cruzava mares em sua migração e descansavam nos navios próximos à costa. Por isso para muitos, a tatuagem de andorinhas simbolizava um retorno seguro para casa. Havia também uma lenda em que quando um marinheiro morria em alto mar, andorinhas desciam para buscar sua alma e levá-la para o céu. Dessa forma a tatuagem de andorinha também pode significar honra, dignidade, respeito e confiança. Além disso, a tatuagem de andorinha também significa a volta para casa e a lealdade a um amor verdadeiro, seja por amigos, seja pela família ou pela pessoa amada sendo assim uma boa tatuagem de amizade ou tatuagem de amor.




Filtro dos sonhos


Assim como a coruja, o filtro dos sonhos se encaixa na categoria "tatuagem modinha", mas também acredito que ninguém se arrependa de ter feito, já que o significado é bem legal. Filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos negativos" dos "sonhos positivos", além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui. Os sonhos bons (aqueles que possuem mensagens importantes) teriam a capacidade de passar pelo circulo formado no centro da teia, enquanto que todas as energias malignas ficariam presas nos fios da teia. A tradição ainda sugere que o filtro dos sonhos seja colocado em um lugar que receba luz solar, pois todos os sonhos negativos que supostamente estariam presos nos fios da teia, ao receberem os raios do sol desapareceriam.




Borboletas


Assim como outros animais alados, as borboletas acabam sendo um símbolo clássico de liberdade. Porém, a metamorfose da borboleta faz com que ela também seja associada a um significado emocional ou espiritual. Em muitas culturas a borboleta é um símbolo da alma humana, por esse motivo algumas pessoas escolhem esse animal para representar alguém querido que faleceu.



Rosas


As rosas possuem como significados clássicos o amor, a beleza do corpo e da alma  e também a feminilidade. Os antigos gregos acreditavam que todas as rosas eram originalmente brancas, porém quando Afrodite (Deusa da Beleza) se feriu com um espinho, as pétalas foram tingidas com seu sangue. Os espinhos das rosas podem significar que a pessoa não se importa tanto com a beleza exterior, mas também pode representar as dificuldades do amor.



Cobras


Minhas queridas e incompreendidas serpentes são sempre mal vistas, por isso fiz questão de colocá-las nessa lista. Apesar de povoarem o imaginário coletivo como símbolos do mal, principalmente entre os cristãos, elas são animais como todos os outros e só querem viver em paz sem humanos invadindo seus habitats e enchendo o saco. Consegui encontrar alguns significados muito positivos para tatuagens de cobras. Um dos principais significados é a renovação e o renascimento, que estão ligados à constante troca de pele das cobras. Elas podem ser símbolos de prudência, devido ao fato de Jesus ter dito para sermos “simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes”. As cobras também podem ser consideradas como mensageiros de Deus, principalmente as brancas. Na psicanálise, elas são símbolos de erotismo. Para os egípcios, são associadas à sabedoria. No horóscopo chinês, representam as pessoas que nasceram no ano da cobra, as quais são consideradas sábias e calmas; Em algumas partes do Oriente, são consideradas animais divinos e sagrados, que oferecem proteção contra energias negativas e dão força e conhecimento.

O post ficou gigante porque não tenho poder de síntese quando o assunto é tatuagem! Para quem não encontrou o significado da tatuagem que procurava, deixei abaixo os sites que usei para consulta.




Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva







  • Share:

You Might Also Like

0 comentários