Entendendo o cabelo ondulado 2 a

By Mirella Barros - junho 16, 2017

Depois que descobri que eu não tinha um cabelo rebelde/selvagem/indefinido, mas sim um ondulado "2 A", saí em busca de dicas de produtos e finalizações adequadas.  Além de da escassez de blogueiras/youtubers falando sobre esse tipo específico de curvatura, notei que mesmo entre elas existiam diferenças entre os cabelos. Logicamente que, por esse motivo, nem todas as finalizações funcionam perfeitamente para todas as "2 A". A tabela de curvaturas que falamos tanto aqui no blog é apenas "didática", nenhum cabelo é exatamente igual ao outro. 



Conversando com outras meninas nos grupos do Facebook (inclusive o nosso onduladas 2 A), identifiquei pelo menos 3 subtipos de ondulados 2 A: Cabelos finos e com pouco volume, cabelos grossos e volumosos e cabelos com textura mista (2 A e 2 B). Vamos falar um pouquinho sobre as diferenças entre os três.



Cabelos finos e com pouco volume


Possuem a característica comum a todos os ondulados 2 A, que é a pouca definição, porém com fios finos e com pouco volume. Isso dificulta a finalização, já que é um cabelo que pesa facilmente com qualquer creme de pentear. Muitas vezes também apresentam raiz oleosa, tornando a escolha dos produtos ainda mais criteriosa.

Finalização indicada:

Para essa ondulada o "menos" é "mais" quando se trata de quantidade de produto aplicado. O ideal é escolher um creme bem leve ou leave-in mais fluido e aplicar apenas no comprimento e pontas. Uma boa opção de finalização para dar mais volume é a "pseudo-fitagem preguiçosa": passe o produto escolhido, jogue o cabelo todo para um lado e amasse com fé; jogue para o outro lado e amasse de novo; jogue todo para frente e amasse mais uma vez. Sempre com muito cuidado para não aplicar o produto próximo à raiz. Caso não se deseje volume é só escolher uma das sugestões de finalização seguintes.

Dica de produtos:


1- Finalizador Selador Liso Extremo, da Pantene;
2- Leave-in Proteção da Cor, da Vita Derm;
3- Santo Black Poderoso, da Novex;
4- Yamasterol tradicional, da Yamá.

Cabelos grossos e volumosos


Essa é a categoria na qual me encontro, uma frase muito ouvida por nós é: "Seu cabelo é liso, só precisa de uma progressiva para tirar o volume"! Aqui surgem as primeiras "Hermiones" incompreendidas, pouca definição e muito volume descrevem esse tipo de cabelo. Geralmente são cabelos mais ressecados, então respondem bem a alguns produtos para cachos, que geralmente são ricos em óleos. Shampoos e condicionadores para cacheadas são excelentes para nós, assim como alguns cremes de pentear (mas não todos).

Finalização indicada:

Por termos fios mais ressecados os cremes com óleos são bem vindos, porém é preciso controlar a quantidade: o tamanho de uma moeda de 1 real é suficiente para um cabelo médio. Cremes Pós- Química também funcionam bem, além de geralmente terem o "plus" da proteção térmica. Uma finalização que tem dado certo pra mim no momento é uma "pseudo-fitagem simplificada": aplique o creme de pentear em todo o comprimento e pontas; divida o cabelo ao meio ou na posição que você usa; amasse cada lado com vontade, mas somente até o meio do cabelo, não amasse até próximo a raiz; espere secar e aplique um óleo da sua preferência.

Dica de produtos:


1- Creme de pentear defrizante Pós Progressiva, da Amend;
2- Santo Black Poderoso, da Novex;
3- Leave-in Color Fixation, da Surya Brasil.



Cabelos com textura mista (2 A e 2 B)


Esse é o tipo de cabelo da maioria das youtubers que se intitulam 2 A. É também o motivo da nossa frustração ao tentarmos copiar as finalizações indicadas por elas e, evidentemente, não darem certo. Como elas possuem fios também com a curvatura 2 B, isso permite uma maior versatilidade nas finalizações e maior definição. Para elas já é possível usar uma maior quantidade de creme, além dos ativadores de cachos, que para esse tipo de cabelo já começam a fazer seu real efeito.

Finalização indicada:

Para esse cabelo é possível explorar vários tipos de finalizações das cacheadas, devidamente adaptadas com relação à quantidade de creme, que também não pode ser tão grande. As fitagens tradicionais funcionam bem, assim como o "rake and shake" e o "plopping". Para elas vale a regra de não pentear a seco e as ondas podem ser revitalizadas no "day after" com as famosas misturinhas de líquido e creme. Os ativadores de cachos também são bastante úteis para definir as ondas.

Dica de produtos:


1- Linha de cremes de pentear Tô de Cacho, da Salon Line;
2- Leave-in Color Fixation, da Surya Brasil;
3- Creme de pentear Creoula, da Lola Cosmetics;
4- Santo Black Poderoso, da Novex;
5- Gel para "Day after" "Como se fosse a 1ª vez", da Salon Line;
6- Redutor de volume, da Capicilin (funciona como ativador de cachos).

Bom, espero que essas subdivisões ajudem outras onduladas a entenderem e cuidarem melhor das suas ondas. Lembrando mais uma vez que, assim como a tabela de curvaturas, essas definições servem apenas para nos ajudar a descobrir o que pode dar certo nos nossos cabelos. Cada ondulado é único e só você pode saber o que vai ser melhor para ele, portanto pesquise e teste bastante técnicas e produtos até encontrar o que é ideal para você. Temos um grupo no Facebook dedicado somente à nossa curvatura, seja bem-vinda para participar e trocar mais dias como essas : Onduladas 2 A.


Dica da Ruiva:

A maioria dos produtos citados são bem acessíveis e são encontrados em farmácias, como nas Drogarias Pacheco por exemplo, e você também pode comprar online aqui: http://oferta.vc/v2/1464e354cdd


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva








  • Share:

You Might Also Like

18 comentários

  1. O meu é grosso, com muita quantidade, mas nada ressecado, até tende ao oleoso :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, Tutty! Realmente existem muitas peculiaridades dentro de cada subtipo mesmo. No seu caso talvez seja legal um finalizador mais leve, evitando a raiz. O Santo Black funciona p quase tds os tipos ;)

      Excluir
  2. Oi gostaria de indicações de shampoos lowpoo Poo?? Ando super desanimada com lowpoo querendo desistir... Mas me achei aqui aceitando como meu cabelo eh ,2a com mto volume e loiro natural queimado o q faz ser mais ainda ressecado... Já fiz cronograma capilar umectação, mesmo q encha de óleo pinga.. fructis... o frizz continua lá!! Já estou cheia de produtos.. cacheadas.. lisos.. secos... Shampoo meu cacho minha vida... maioneses.. manteiga Novex.. morte súbita.. nada deu jeito... Agora ando com coceira no couro cabeludo... Não consigo dar continuidade em um produto sabe.. pensando em largar o lowpoo e ficar com uma dupla da organmix de óleo de argan.. ( o sh tem sulfato) enfim super confusa... Já até achei o tal creme de pentear Monange rosa.. creme de pentear e de massagem e neca... Daí aquele efeito de desmaio.. mas qdo seca o cabelo lá está o frizz... De creme de pentear tenho tb creoula... Camomila da bioextratus... Ateh aquele sprayzinho seda boom day after... MEGA PERDIDA !! Sem coragem tb pra comprar shampoos e cremes da L'Oréal... Senhores mto caro... Vi umas meninas 2 a no YouTube usando tb gelatina e geleias na finalizações... Vamos tentar neh pq agora soh falta injeção na testa !! Rsrsrs help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sula, só vi seu comentário exatamente um ano depois! No começo a gente fica confusa mesmo, compra um monte de produtos que não precisa. Como está seu cabelo hoje? Se os shampoos liberados te dão coceira melhor trocar por um bom shampoo com sulfato mesmo, mas é sempre bom consultar um dermatologista para saber se não é algum tipo de alergia. Desculpe a demora na resposta! Não recebi a notificação. Temos um grupo de onduladas no Facebook, o link está no post.

      Excluir
  3. O meu é fino, volumoso e oleoso, e não gosto nada desse volume pois acho que não combina com meu rosto, pesquiso muito finalizações para tirar nem q seja um pouco do volume, mas todas as blogueiras q ensinam esse tipo de finalização já tem o cabelo naturalmente baixo, estou numa fase muito ruim de auto-aceitação pq cansei de depender da proguessiva por não entender meu cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você já tem uma noção da sua curvatura? Se é 2A ou 2B por exemplo? Talvez uma finalização a seco funcione. Temos um grupo no Fabebook chamado Onduladas 2A, lá trocamos várias dicas, acredito que possa te ajudar também. Vou colocar o link, é só copiar e colar no seu navegador: https://www.facebook.com/groups/1293427237415758/

      Excluir
  4. Olá,eu gostaria de saber se meu cabelo é liso ou é ondulado 2A ?🙁 estou a bom tempo sofrendo tentando descobrir ...se vc tiver um email o qual eu possa enviar uma foto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Já tem um post aqui no blog que pode te ajudar: http://www.diariodaruiva.com.br/2020/06/como-saber-se-eu-sou-ondulada.html
      Se você quiser pode me mostrar seu cabelo pelo direct do instagram @onduladas2a. Também temos o grupo Onduladas 2A no Facebook, acredito que também possa te ajudar. No post que indiquei você encontra todos os links.

      Excluir
  5. Olá. O meu cabelo é liso na raiz e ondulado nas pontas. Como faço para cuidá-lo? Quais os melhores produtos para usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de como vc gosta do seu cabelo. Por exemplo, se você não gosta de volume e frizz te sugiro cremes de pentear com óleos e silicones. Já o tipo de finalização também vai depender do seu gosto, as vezes só passar o creme e deixar secar naturalmente já deixa um efeito legal. Dá uma olhada no nosso grupo no Facebook (link no post), lá você pode inclusive mandar fotos do seu cabelo para a gente te ajudar mais.

      Excluir
  6. OLÁ, SOU A MÁRCIA,(ANGOLANA) E TENHO DIFICULDADE EM ENCONTRAR OS PRODUTOS CERTOS. O MEU CABELO TEM PEQUENAS CURVAS, LEVE, FINO, MEIO LISO, É MÉDIO. POR FAVOR ME AJUDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Acredito que no seu aso os cremes com texturas mais leves funcionem melhor e sempre aplicando pouca quantidade.

      Excluir
  7. Oi, poderia me ajudar? Meu cabelo bem curtinho e até médio fica um 2c, mas conforme ele cresce mais, ele vai ficando um ondulado quase liso.. não gosto disso, pois fica com pouco volume e meu cabelo é fino,não sei qual o tipo do meu cabelo afinal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com fotos a gente poderia avaliar melhor, mas se seu cabelo define mais quando está curto acredito que um bom corte te ajude na definição. Talvez consultar um profissional especialista em cachos/ondas seja interessante.

      Excluir
  8. meu cabelo é volumoso e sem definição, estou em transição à 7 meses e tem poucas ondas, oq vc me indica?

    ResponderExcluir
  9. Bomm dia!
    Ja ouvi muito pra eu alisat meu cabelo.. ele é fino e fica armado se eu não passo um reparador. Sou adepta dos produtos libetados. Achei teu blog procurando um creme de pentear

    ResponderExcluir
  10. O meu é grosso, mto cabelo e volumoso, porém é mto oleoso tbm...creme de pentear? Nem pensar..kkkk
    Já fiz progressiva para tirar o volume, foi logo que comecei a cortar ele curto...no começo foi bom para eu aprender a cuidar dele...hj eu estou de bem com meu cabelo, deixo ele livre...

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho dois tipos de cabelo , o 2a e o 2b

    ResponderExcluir