Cronograma Capilar para Ruivas

By Mirella Barros - outubro 30, 2016

Sempre que faço alguma resenha de produtos de cabelo acabo fazendo referência ao cronograma capilar, mas nunca fiz um post específico sobre isso, talvez por achar que já existe muito conteúdo sobre esse assunto por aí. Por esse motivo vou focar num cronograma específico para ruivas, porém ele também pode ser usado por quem tinge o cabelo de qualquer outra cor ou por loiras, com algumas pequenas modificações que citarei mais à frente. Antes de tudo, caso você nunca tenha ouvido falar disso, vamos dar uma rápida explicação. O cronograma nada mais é que uma agenda de cuidados capilares, na qual classificamos as máscaras de acordo com a função/efeito que elas causam nos fios. Dessa forma, dividimos as máscaras em 3 categorias:

Hidratação: São as máscaras que repõem a água nos fios, promovem maciez  e maleabilidade. Principais componentes: Glicerina, Aloe Vera/Babosa, extratos botânicos, alcoóis modificados, pantenol.

Nutrição: Devolve a oleosidade aos fios, promovendo brilho, redução de volume e aparência de cutículas mais seladas. Principais componentes: óleos e manteigas.

Reconstrução: Repõem queratina e aminoácidos perdidos em processos químicos. Principais componentes: queratina e aminoácidos (arginina, lisina, cisteína etc). Também podem apresentar na fórmula termos como "proteína hidrolisada" de alguma coisa, exemplo: proteína hidrolisada do trigo ou proteína hidrolisada do arroz.

Existem várias tabelas prontas de cronograma que circulam pela internet. O ideal é que você apenas as tome como base e faça as adaptações necessárias para o seu tipo de cabelo. No vídeo abaixo mostro o meu cronograma atual, se você for ruiva, loira, tiver feito progressiva ou alisamento acredito que possa fazer um bem parecido:







Caso você seja loira pode trocar a fase de "tonalizar" por "matizar" ou "desamarelar". Mesmo para mim essa tabela não é fixa, de acordo com a necessidade do meu cabelo eu mudo uma ou outra etapa. Nem sempre preciso de 2 reconstruções no mesmo mês, nesse caso troco uma delas por uma nutrição. Tonalizar sempre dá um trabalhinho então no dia de fazer eu não faço nenhum outro procedimento do cronograma, até porque a maioria dos tonalizantes se mistura com uma máscara de hidratação ou ele próprio já é uma máscara. Separei algumas sugestões de tonalizantes:


Tonalizantes para ruivo acobreado




1- Be Russet da Leads Care. Onde comprar: https://bit.ly/2HBdEXs
2-  Color Intense Conhaque C.Kamura. Onde comprar:http://compre.vc/v2/2089bf2d389
3- Color Intense Cobre C. Kamura. Onde comprar:http://compre.vc/v2/20875046f51
4- Garota Veneno da Lola Cosmetics 



Tonalizantes para ruivo avermelhado/ Ruivo fantasia





1- Be Red da Leads Care. Onde comprar: https://bit.ly/2MbvMeV
2- Extend Color da Haskell. Onde comprar: http://compre.vc/v2/208e80683b0
3- Moulin Rouge da Lola Cosmetics. Onde comprar: http://compre.vc/v2/208d8d22a4e
4- Red Revival da Amend. Onde comprar: http://compre.vc/v2/208ad530c06


Todos os tonalizantes citados não contém amônia, são apenas máscaras hidratantes com corantes. Meu tom é acobreado então costumo usar o Be Russet ou o C. Kamura Conhaque. O Be Russet eu uso puro como se fosse uma hidratação normal e o C. Kamura misturo em creme branco porque puxa para um tom ligeiramente avermelhado.
Com relação às máscaras para o cronograma no início é um pouco confuso para identificá-las, mas basta ver quais os tipos de ingredientes que estão em maior quantidade na fórmula. Para facilitar separei exemplos de máscaras de cada fase:



Hidratação


1 - Tudo de Bom, da Novex. Resenha aqui. Onde comprar: https://compre.cf/2z
2 - Milagre da Lola Cosmetics. Onde comprar: http://oferta.vc/v2/146aaa0b45c
3 - Santo Black Poderoso, da Novex. Onde comprar: https://compre.cf/2y



Nutrição
1- Máscara Lady, da Leads Care. Onde comprar: https://bit.ly/32XPS0g
2- Máscara Discipline Liss, da Amend. Resenha aqui
3- Máscara Ekos Murumuru, da Natura. Resenha aqui.



Reconstrução


1- Caviar Intense Hair Masque, da K.PRO. Onde comprar: https://bit.ly/2Oo1Mh0
2- S.O.S Mary Help, da Leads Care. Onde comprar: https://bit.ly/2ZfCfaz
3- Poção Mágica, da Probelle. Onde comprar: https://bit.ly/2GzMvDh


Sabemos os danos que a tintura causa nas nossas madeixas, então por mais que pareça trabalhoso vale muito a pena dedicar um pouquinho do nosso tempo para manter esses cuidados. Como eu disse no início do post, essas são apenas sugestões para servirem de base, aos poucos você começa a perceber o que o seu cabelo precisa realmente e vai conseguir montar a rotina ideal para ele.

Dica da Ruiva: 

Já conhece a nossa loja, a Boutique da Ruiva? Lá você encontra os melhores tonalizantes ruivos, além de outros produtos para cabelos, todos livres de testes em animais. Leitores tem cupom especial de desconto com o código: RUIVA2A


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva



  • Share:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Ruiva, como fica a questão de lavagem pro cronograma? Pois vi um comentário sobre no dia de finalizar não fazer nenhum outro tratamento. Seriam as 3 estapas numa lavagem só? O meu cabelo é ruivo avermelhado tenho medo de acabar lavando a cor toda de uma vez. Hahahah
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, desculpe a demora de quase 3 anos para responder...rs
      Não sei se entendi bem a sua dúvida, mas não são 3 etapas numa lavagem só, mas em cada lavagem você faz uma etapa de hidratação. Quanto ao desbotamento é só você usar um bom shampoo para cabelos tingidos e um bom tonalizante quando o cabelo desbotar.

      Excluir
  2. Olá, esse cronograma se eu entendi, são baseados em 3 lavagens por semana?
    nas lavagens fazemos a hidratação, ou reparação ou tonalizaçao?
    eu uso o raposinha e o flamingo da Kamaleão color, misturado ao creme branco, ele pode ser considerado como a fase de tonalizar? Desde já, grata pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nay, desculpe a demora em responder. Você não precisa fazer 3 lavagens por semana, pode lavar quantas vezes você estiver acostumada. Em cada lavagem você escolhe uma etapa. O Raposina e o Flamingo seriam considerados como a fase de tonalizar sim, aliás qualquer tonalizante que você usar pode entrar nessa etapa.

      Excluir
  3. Ruiva, me da uma ajuda aqui. No dia zero, que seria o dia de pintar, eu costumo usar tinta e tonalizante. Depois de quantos dias eu lavo? Lavo meu cabelo 3 vezes por semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for você mesma que for pintar você já pode fazer uma reconstrução no mesmo dia, após aplicar a tintura e o tonalizante. Se fizer no salão você faz a reconstrução na lavagem seguinte em casa. A frequência de lavagens fica a seu critério. O cronograma pode ser adaptado a sua rotina normal.

      Excluir
  4. No dia das lavagens especificas de hidratação, nutrição ou reconstrução, uso shampoo e condicionador além das mascaras ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shampoo sempre, já o condicionador pode ser opcional. Por exemplo: se a sua máscara já tiver um pH baixo não há necessidade de condicionar.

      Excluir
  5. A cabeleireira disse q eu deveria usar a máscara Lola para ruivas acobreadas toda vez q lavar o cabelo. Eu devo usar sempre, ou apenas de vez em quando? Com que frequência devo usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa máscara que você diz seria o tonalizante da Lola? Se for tonalizante não vejo necessidade de usar em toda lavagem, até porque eles costumam ser muito pigmentados. O ideal é você usar só quando sentir que o cabelo está desbotando.

      Excluir
  6. A moulem Rouge parou de fabricar...💔😔

    ResponderExcluir