Kit de sobrevivência para onduladas 2 A

By Mirella Barros - julho 28, 2017

Assim que uma ondulada aposenta a chapinha começa uma busca por produtos que atendam às necessidades da nova rotina capilar que está prestes a começar. Essa tarefa não é exatamente fácil por dois motivos: a ausência de produtos específicos para onduladas e os diferentes resultados que um mesmo produto pode ter nas diferentes curvaturas (2 A, 2 B, 2 C). Para as 2 A ainda é um pouco mais complicado, já que nossas ondas não definem tanto e muitos produtos pesam em nossos fios. Por onde começar então? Como escolher os produtos ideais para a nossa curvatura? Fiz esse guia básico, só com produtos que realmente precisamos usar. A maioria das indicações é para ondas 2 A, mas deixei 2 dicas bônus no final para as demais curvaturas (2 B e 2 C).


Pente

Nossa Mirella, jura que eu vou precisar de um pente? Calma! Pode parecer óbvio, mas fiz questão de começar por esse item pois ele apresenta certas vantagens em relação à escova por exemplo. Para os cabelos lisos, ou para quem seca com secador, a escova é ideal pois mantém os fios bem alinhadinhos. Porém quando se deixa o cabelo secar naturalmente, ao passar a escova nos fios secos seu cabelo automaticamente vai armar e ficar sem forma. Para quem possui curvaturas 2 B e 2 C nem é indicado que se penteie o cabelo depois de secar, pois isso vai desmanchar totalmente as ondas. Para as 2 A é possível, porém para algumas meninas essa técnica de não pentear a seco também funciona, principalmente para as curvaturas mistas 2 A+B. Já falamos sobre as diferenças das onduladas 2 A nesse post aqui. O pente ideal será aquele com o qual você melhor se adaptar, não existe uma regra para isso. Seguem alguns exemplos:



1- Pente de madeira: A madeira diminui a eletricidade estática do cabelo, reduzindo assim o tão indesejado frizz.

2- Pente de dentes largos: Esse pente é muito indicado para facilitar a desembaraçar os fios.

3- Pente de dentes duplos: Apesar da maioria das onduladas indicar o pente de dentes largos, o modelo de dentes duplos é o que eu mais gosto para desembaraçar. Também uso no cabelo seco e não deixa "armado".

4- Pente Anti-frizz: O modelo é de plástico com as pontas dos dentes metalizadas. Supostamente isso reduz o frizz, porém nunca testei.


Creme de pentear

O creme de pentear talvez seja o item mais importante para uma ondulada e também o mais difícil de escolher. Muitas meninas com curvatura 2 A trataram seus cabelos a vida inteira como lisos, ou passaram muitos anos usando químicas e chapinhas. Algumas nunca tiveram contato com cremes de pentear, no máximo conheciam os protetores térmicos. Minha sugestão é que você não saia comprando aleatoriamente todos os lançamentos do mercado para não se arrepender. Comece com cremes mais leves e sempre use pouca quantidade, se não der certo aumente aos poucos. Não precisa aposentar aquele creme defrizante que você tem em casa, ele pode ser útil para finalizar mesmo sem usar o secador, um bom exemplo é o leave-in Amend Pós Progressiva que já mencionei algumas vezes aqui no blog. Vou dar três exemplos de cremes com texturas diferentes, mas que funcionam muito bem para ondas 2 A:



1- Milagre, da Lola Cosmetics: O mais leve de todos, tem uma textura quase fluida. A fórmula contém manteiga de karité e benjoim doce. Por ser multifuncional pode ser usado também como máscara de hidratação. Liberado para Low e No Poo.

2- Santo Black Poderoso, da Novex: Possui uma textura um pouco mais espessa que o anterior, mais ainda assim é leve. Possui o óleo de baobá como principal ingrediente. Liberado para Low e No Poo.

3- Color Fixation, da Surya Brasil: É o mais espesso dos três e possui vários óleos e extratos botânicos na fórmula. Eu o indicaria para os cabelos mais secos e volumosos, assim com os com textura mista 2 A+B. Liberado para Low e No Poo. Resenha completa aqui.


Óleo finalizador

Se quem passou a vida cuidando do cabelo como se fosse liso não conhece creme de pentear imagine então um óleo? A pessoa passa bem longe com certeza! Eu por exemplo, só fui entender a real utilidade de um óleo finalizador quando deixei de fazer chapinha. Eles são essenciais para a gente usar quando o cabelo seca e também no "day after". Seguem as minhas sugestões de óleos que não pesam:


1- Pinga, da Lola Cosmetics: O mais famoso e com o melhor custo-benefício sem dúvidas. Além de leve é multifuncional: pode ser usado para umectação ou para batizar uma máscara de hidratação. Liberado para Low e No Poo.

2- Argan oil, da Inoar: Óleo de argan super leve e cheiroso. Liberado para Low Poo.

3- Cristalli Liquidi, da Alfaparf: Caro, porém maravilhoso e leve. Fórmula a base de extrato de semente de linhaça, vitamina E, ômega-3 e ômega -6. Liberado para Low Poo.

4- Argan Oil, da Lola Cosmetics: Finalizador a base de óleo de argan, óleo de coco, extrato de coco, óleo de pracaxi e proteínas. Liberado para Low e No Poo.

5- Óleo de Baobá, da Novex: Finalizador da linha Santo Black Poderoso. Contém em sua fórmula além do óleo de baobá, o óleo de oliva, glicerina e aloe vera. Tem a proposta de ser multifuncional assim como o Pinga, podendo ser usado para umectação ou para batizar as máscaras. Liberado para Low e No Poo.


Elástico de cabelo

Por que um elástico de cabelo está nesse kit? Porque é com ele que faremos as finalizações a seco, como os coques e tranças. Elas são muito úteis principalmente na fase de transição da chapinha (ou química) para o ondulado natural. Vale lembrar que não é qualquer elástico, estou falando desse em formato de mola de telefone:


Pra quem não é tão idosa quanto eu: os telefones antigamente tinham esse fio de molinha de plástico, tá? Esse material é ótimo porque não marca e nem embola o cabelo. As finalizações a seco também são muito úteis pra as ondas 2 A no "day after". Falamos sobre essas finalizações nesse post aqui. Para as onduladas 2 A o que falamos até aqui já é suficiente para montar o seu kit, mas como eu sou legal vou dar 2 dicas extras para as onduladas 2B, 2C  ou mesmo as com textura mista 2 A+B.


Ativadores de cachos

Para as onduladas com curvaturas mais definidas é necessário, além do creme de pentear, um produto para fixar a forma das ondas: o gel (ou geleia) ativador de cachos. Confesso que é um tipo de produto que não deu certo pra mim, mas vou dar alguma sugestões baseadas nos relatos de outras onduladas:



1- Geleia "Eu Escolho cachos", da Nazca (Origem): Textura de geleia mesmo, transparente. Pode ser usada sozinha ou misturada no creme de pentear. A fórmula contém extrato de semente de linho, extrato de semente de chia e proteína hidrolisada do trigo. Liberada para Low Poo.

2- Manteiga ativadora de cachos "Meus cachos de cinema", da Novex: Esse é o único produto da lista que possui textura de manteiga e não de gel. A proposta dele é ser usado sozinho e não associado ao creme de pentear. A fórmula é rica em óleos como os de argan, macadâmia, coco, oliva, abacate e também a manteiga de karité. Por ter uma textura diferente vale a tentativa também para as onduladas 2 A com fios mais ressecados e volumosos. Liberada para Low e No Poo.

3- Gel day after "Como se fosse a primeira vez", da Salon Line: A proposta do produto é ser usado para revitalizar os cachos no dia seguinte, mas por ser um gel também funciona como ativador de cachos. Possui em sua fórmula óleos de abacate, óleo de buriti e pantenol. Liberado para Low e No Poo.

4- Relaxante natural redutor de volume, da Capicilin: Apesar do nome o produto não alisa e pode ser usado como ativador de cachos. Possui textura de gel e é transparente. A fórmula contém óleo de abacate, óleo de macadâmia e queratina hidrolisada. Liberado para Low e No Poo.


Borrifador

O borrifador é onde se faz aquelas famosas misturinhas para revitalização no "day after". Como os cabelos ondulados (2 B e 2 C) e cacheados não devem ser penteados a seco é necessário que se molhe os fios para revitalizar as ondas. Normalmente se adiciona no borrifador misturas de água e creme, mas também se pode usar soro fisiológico ou bepantol por exemplo. Dizem que os soro fisiológico ajuda a combater o frizz e o bepantol (D-pantenol), como já sabemos, é super hidratante. O ideal é fazer uma mistura com pouca quantidade, somente o necessário para uma ou duas aplicações.  Após aplicar essa mistura é possível aplicar um pouco mais de creme e amassar novamente as ondas.



Bom, espero que essas dicas possam ajudar quem está começando a usar o cabelo natural. É bem difícil encontrarmos conteúdo específico para ondas 2 A, então vamos aprendendo e trocando experiências a cada dia. Se você também é uma ondulada 2 A  e quer trocar essas dicas com outras meninas, temos um grupo no Facebook que está crescendo bastante, você será muito bem-vinda: Onduladas 2 A.

Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários