Como montar um quarto montessoriano

||
O quarto montessoriano é um ambiente criado com base na metodologia de ensino idealizada pela educadora Maria Montessori. Nele todos os elementos do quarto são cuidadosamente pensados na criança e não nos adultos. O método prioriza a autoeducação, por isso o ambiente deve apresentar uma série de objetos ao alcance da criança, que estimulem o seu  desenvolvimento e autonomia.Tudo planejado com segurança para os pequenos.




Todos os elementos do quarto são cuidadosamente pensados para terem funções no processo de aprendizado infantil. Nesse post vou mostrar quais são esses elementos e apresentar algumas opções para te inspirar a montar o cantinho do seu baby. Na foto abaixo temos alguns exemplos:




A cama é bem baixinha para que o pequeno possa deitar e levantar quando quiser. Todos os brinquedos e livros devem estar na altura da criança, para estimular a curiosidade e a independência. Tapetes são importantes para os bebês terem experiências sensoriais e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores. O espelho na altura da criança também é um elemento essencial para que ela comece a se reconhecer. Uma barra afixada à parede é colocada para estimular que a criança fique em pé e comece andar. Agora vamos para a parte mais divertida: escolher como criar cada um desses elementos.



Cama


A cama montessoriana para mim é a estrela do quarto. A única regra é que ela seja baixa, bem próxima ao chão, para que a criança consiga deitar e levantar facilmente e sem acidentes. Essas mais elaboradas, em formato de casinha, podem ser feitas sob medida com um marceneiro ou encontradas em lojas especializadas, pois a procura por esse modelo tem crescido bastante. O legal dessa cama é que podemos pendurar móbiles para estimular e entreter os bebês. Você também pode optar por um modelo mais simples, apenas com uma base de madeira e um colchão confortável. Uma coisa que as futuras mamães devem estar pensando é como elas vão conseguir abaixar e levantar para pegar os bebês, considerando todo o desconforto pós-parto. Minha sugestão é deixar um berço tradicional no quarto dos pais para que o bebê passe a noite e facilite a vida da mãe na hora de amamentar.


Espelho


O espelho deve estar posicionado na altura da criança. Para os bebês mais novos é interessante colocá-lo na parede ao lado da caminha. Não esqueça da segurança: o espelho deve estar colado em uma placa de MDF ou madeira e afixado à parede, evitando que o espelho ao quebrar solte os pedaços e  machuque a criança.


Brinquedos ao alcance da criança


Os brinquedos e livros devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los a hora que quiser. Quadros para escrever também são opções interessantes. Quanto aos brinquedos, os especialistas aconselham que sejam trocados a cada 15 dias para que os pequenos não enjoem.


Tapete


Os tapetes são indicados para proporcionar experiências sensoriais aos bebês mais novinhos e para delimitar a área de brincadeiras para os maiores. É importante estar sempre atenta à higiene e trocar com frequência os tapetes, evitando o acúmulo de poeira. Para as crianças maiores o tapete pode ser substituído por um tatame.

Montar um quarto montessoriano pode ser uma experiência bem interessante para quem, além de gostar de decoração, pensa em criar um ambiente estimulante para o seu filho.





2 comentários:

  1. Uma das coisas que eu queria muito ter feito pro meu filho é um quarto montesoriano, mas morarmos em dois cômodos e o berço dele fica no nosso quarto, então fica complicado, mas ele sempre teve acesso a tudo e é um grande explorador.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

© BL Design - 2016. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo