No e Low poo sem neuras: parte 3

By Mirella Barros - março 07, 2016

Bom, chegamos ao terceiro post da série No e Low poo sem neuras. Agora que já conhecemos as técnicas vamos tentar colocá-las em prática. Para começar é preciso saber que pelo fato de se usar shampoo sem sulfatos (low poo) ou não se usar shampoo algum (no poo), existem algumas substâncias que devem ser evitadas nos condicionadores, máscaras e cremes para pentear, são os derivados do petróleo, que só são removidos do cabelo com o uso dos sulfatos. Para os adeptos do No Poo os silicones insolúveis também devem ser eliminados desses produtos. Isso significa que você terá que decorar vários nomes impronunciáveis e ficar lendo as fórmulas dos produtos na perfumaria feito uma doida! Segue a lista de substâncias "proibidas" para as técnicas:


 ATENÇÃO: Alguns sulfatos são considerados "fracos" e por isso são liberados para as técnicas, são eles:
  • Sodium Lauroyl sarcosinete
  • Distearoylethyl hydroxyethylmonium methosulfate
  • Dioctyl Sodium Sulfosuccionate
  • Disodium cocoamphodiproprinate
  • Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate
  • Lauryl Taurate
  • Methyl Cocoyl
  • Sarcosinate
  • Sodium Cocoyl Glycinate
  • Sodium Cocoyl Isethionate
  • Sodium Lauryl Glucose Carboxylate
  • Sodium Cocoyl Sulfoacetate
  • Sodium Socoyl (ou Lauryl)

Parece muito confuso...e é! Mas calma, uma boa dica é salvar essa tabela no celular e consultar quando for comprar algum produto, aos poucos os nomes vão se tornando mais familiares. Para ajudar, vou colocar mais uma colinha com alguns exemplos de máscaras de hidratação liberadas:


1- Natura Ekos Castanha, liberada para Low poo
2- Aussie 3 minutes miracleliberada para Low poo
3- Milagre da Lola Cosmetics, liberada para No e Lo poo
4- Pantene Fusão da Naturezaliberada para Low poo
5- Crece Pelo da Boéliberada para No e Lo poo

Alguns exemplos de finalizadores liberados para as técnicas:


1- Creoula creme de pentear da Lola Cosmetics, liberado para no poo
2- Pinga óleo finalizador da Lola Cosmeticsliberado para no poo
3- Gelatina Cachos Perfeitos da Bio Extratus Botica, liberado para Low poo
4- Yamasterol da Yamá, liberado para no poo
5- Leave-in Pós-progressiva da Amend, liberado para low poo
6- To de Cacho creme para pentear da Salon Line, liberado para no poo

É sempre bom lembrar que as marcas podem mudar as formulações dos produtos a qualquer momento, por isso é importante sempre estar atenta às fórmulas e nunca deixar de conferir os componentes antes de comprar.

Minha conclusão final sobre as técnicas:

A ideia das técnicas é sim muito boa e acredito que possa funcionar para a maioria das pessoas. Porém tenho minhas ressalvas quanto ao no poo pelos motivos que citei no post anterior. Além disso vejo 2 pontos negativos: O primeiro é a limitação na escolha dos produtos, principalmente para no poo, por eliminar até os silicones insolúveis. O segundo é uma questão bem pessoal, por não ter encontrado até hoje um shampoo sem sulfato que hidratasse mais que um shampoo hidratante com sulfato, por incrível que pareça. Por esses motivos ainda não consegui seguir o low Poo efetivamente, mas ainda pretendo tentar em algum momento.
Acho importante também ressaltar que o fato de um produto conter petrolatos não o torna "ruim", esses componentes não fazem mal ao cabelo, apenas "encapam" os fios, funcionando como uma "maquiagem". É importante avaliar se a fórmula contém componentes em alta concentração que realmente tratam os fios, como óleos, extratos botânicos, aminoácidos etc.
O mais importante ainda é NÃO PIRAR ao começar essas técnicas, tire o que elas têm de melhor e use no que for bom para o seu cabelo. Usar um produto "proibido", com parafina por exemplo, não vai fazer você perder todo o tratamento feito, não vai causar absolutamente nada demais! Use um shampoo com sulfato para tirar o resíduo do produto e continue sua técnica numa boa, sem neuras como eu disse no título!

Recomendo alguns grupos do facebook para tirar dúvidas e trocar experiências:

Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A

Me siga no Instagram: @diariodaruiva

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários