Finalizações para ondas 2 a

By Mirella Barros - maio 03, 2017

Assim que descobri que meu cabelo era ondulado (2 A) e não apenas um "liso estranho", comecei a pesquisar formas de cuidar dele, novos produtos etc. Essa busca é bem difícil, já que a maioria do conteúdo na internet é sobre cachos ou ondas mais marcadas (2 B e 2 C). Nem preciso dizer que quase nada disso serve pra gente, né? Porém foram necessárias algumas tentativas e frustrações capilares para que eu chegasse a essa conclusão. Pensando nisso criei um guia básico de finalizações que dão certo nas nossas ondas. Antes de ler esqueça tudo que você já viu sobre finalização de cabelos cacheados, pois não tem absolutamente nada de igual, ok?



Pseudo-Fitagem

A famosa fitagem: quem nunca ficou assistindo vídeos de cacheadas que dividem o cabelo em milhares de fitinhas, passam 1 kg de creme em cada uma, amassam, passam ativador de cachos, amassam mais...se você já tentou sabe que não dá certo pra gente. Muito creme pesa nos nossos fios, que ainda possuem certas características dos lisos, além de não conseguirmos uma definição aceitável. Podemos no entanto adaptar essa técnica para conseguirmos dar mais forma para nossas ondas:


1- Passe o seu creme de pentear favorito em pequena quantidade em todo o cabelo e penteie da forma que está acostumada.
2- Amasse com fé. Eu gosto de fazer isso de 2 formas: na primeira divido o cabelo em quatro mechas grossas e amasso separadamente cada uma, mas só nas pontas. A segunda é mais simples: Jogo o cabelo todo para um lado e amasso tudo junto (como na foto), depois faço a mesma coisa do outro lado. Essa segunda técnica deixa um pouco mais de volume, lembre disso. Não mexa no cabelo até ele secar.
3- Provavelmente o resultado ao secar não vai ser o que você espera, pode ficar embolado em algumas partes e com frizz. Não se desespere e passe para o passo 4.
4- Pegue um óleo finalizador, misture nas mãos e aplique nas pontas e vá subindo para o comprimento.
5- Penteie, sim, pode pentear com os dedos ou um pente, afinal você não tem cachos, lembra?
6- Não espere uma mega definição, com muita sorte seu cabelo ficará bem parecido com o da Giovanna Antonelli nessa foto.


Finalização com o cabelo seco


Para quem não tem coragem ou paciência de tentar a "pseudo-fitagem" os coques e as tranças são uma excelente opção. Após lavar os cabelos, aplique o creme de pentear e deixe secar normalmente. Escolha o seu preferido: os coques baixos deixam ondam mais largas, já com  as tranças as ondas ficam um pouco mais marcadas. Também são ótimas opções para o "day after", quando o cabelo já está quase liso.


Finalização "Entrega pra Deus"

Tenho visto muitas onduladas 2 A pirando em relação à definição, querendo usar milhões de cremes, ativadores de cachos etc. Gente, definição não é algo que combina com nosso tipo de cabelo, que é uma transição do liso para o ondulado propriamente dito. Isso não significa que ele tenha que ser um cabelo "estranho", apenas precisa de cuidados diferenciados.


 As vezes tudo que precisamos é passar um creme de pentear, que seja hidratante e controle o volume, pentear e deixar secar naturalmente. Muitas vezes a definição que tenho fazendo essa técnica é a mesma que usando a "pseudo-fitagem", acredita? É claro que devemos lembrar que nossos cabelos têm vontade própria e tudo vai depender do humor deles no dia, mas isso vale para qualquer finalização. Escolhi essa foto da Giovanna porque meu cabelo costuma ondular mais na parte da frente e atrás fica quase liso. As fotos abaixo também são resultados igualmente possíveis para essa finalização:



Dica extra:



Caso você tenha uma franja crescendo e não saiba o que fazer com ela: enrole num "bob" e deixe secar assim. No caso da "pseudo-fitagem" é só deixar a franja quietinha assim enquanto você amassa o resto do cabelo.

Viu como não teve nada a ver com cuidados para cachos? Na verdade tudo começa com a aceitação, não podemos sair da ditadura da progressiva para tentar transformar nossos cabelos em cacheados. Tente finalizações novas, experimente os produtos que acha que podem funcionar no seu cabelo e crie a sua própria forma de cuidar dele, esquecendo qualquer tipo de cartilha preestabelecida. Afinal, se tem algo que os nossos cabelos não sabem fazer é seguir regras.


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva


  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Ameeeei o post, bastante informação e de forma descontraída haha. Tenho umas dúvidas, se vc souber tirar eu ficaria muito feliz.

    O que vc faz no cabelo pra dormir sem tirar o formato natural da ondas??

    Vc tem post de revitalização? Ainda não sei em qual apostar.

    E minha maior dúvida da vida, qual o melhor corte para dar volume nesse tipo de cabelo? O meu tá bem grande e não tem volume na parte de baixo, fica tudo esmirrado, colado, e não define direito. Não faço ideia do que fazer, to quase desistindo de cabelo longo.
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou! Então... o que faço se quero manter as ondas é dormir com um coque baixo, não costumo revitalizar não, até porque ele perde a forma muito rápido. Em breve vou liberar um post sobre "day after" também. Quanto ao corte, eu tenho o problema oposto (muito volume), mas acredito que um corte em camadas ou "desfiado" na parte de baixo funcione para você. Bjs

      Excluir
  2. Muito bom o post, tenho cabelo ondulado tipo 2A e nunca segui uma finalização exceto tentar amassar ele depois de lavar. E não gosto de buscar produtos para cachos, pois não os tenho, e é muito difícil achar produtos para cabelos ondulados (e oleosos na raiz então). Mas gostei demais das suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! O problema de ser 2 A é que não temos um padrão único, algumas têm raiz oleosa como vc, outras tem muito volume e cabelo mais seco como o meu. No seu caso os leave in´s mais líquidos devem funcionar, vai ter post sobre isso por aqui também!

      Excluir
  3. Parabéns seu blog é maravilhoso e essas dicas então salvadoras já tava meio que desesperada porque vejo muita gente só falando de creme e o quanto dá certo e pra mim nada certo, sem falar que não tem quase nada pra 2a. Acompanhando seu blog já forever. Obrigadaaa!!

    ResponderExcluir