Toda ondulada assim que abandona a progressiva e a chapinha vai correndo atrás de dicas para cuidar desse nosso cabelo tão difícil, não é? Aí você digita "cabelo natural" no google e o que aparece? Cabelos cacheados e crespos! Quando encontramos alguma ondulada geralmente ela é 2C, ou seja, pode usar quase todas as dicas para cachos. Na falta de conteúdo próprio para ondas acabamos muitas vezes seguindo as dicas das cacheadas e o resultado quase sempre é frustrante. Listei os 5 conselhos de cacheadas que não funcionam para nós, lembrando que estou focando na curvatura 2A, ok?
1- Não penteie seu cabelo quando estiver seco
Esse conselho não vai dar certo nunca, principalmente se você tiver um cabelo 2 A com volume. O que acontece com as cacheadas é que após a finalização os cachos ficam bem modelados, o que não acontece com a gente porque não temos cachos!
Solução:
As ondas se formam de maneira irregular e precisam sim ser penteadas após a secagem, nem que seja somente com os dedos. Minha sugestão é o uso de um pente de dentes largos e um bom óleo finalizador.
2- Faça fitagem
Só quem já tentou essa técnica sabe o tamanho da decepção.Eu juro que fiquei igual ao poodle da foto, apenas não tive coragem de registrar esse momento! Mesmo adaptando a quantidade de creme (a quantidade deve ser bem menor do que a usada pelas cacheadas) não consegui nenhuma definição e o frizz foi potencializado.
Solução:
Além das técnicas alternativas que eu ensinei nesse post, você pode tentar um desses 2 métodos:
Plopping
Rake and Shake
Ainda não tive coragem de testar nenhum desses 2 métodos, mas acredito que o plopping possa dar mais certo. O rake and shake deve funcionar bem para as curvaturas 2C, para as 2A/B pode ser adaptada com menos quantidade de creme, mas existe o risco de ativar o frizz como na fitagem.
3- Use ativador de cachos
Se a fitagem não deu certo e deixou o cabelo armado e com frizz, imagine acrescentar o ativador de cachos nessa brincadeira! Aí você vai me perguntar: Mirella, você é meio doida, né? De onde tirou essa ideia de usar ativador de cachos se você não tem cachos? Pois saiba que várias onduladas usam e dizem que dá certo, por isso tentei. A textura deles é em gel, é feita para modelar e "segurar" a forma dos cachos, infelizmente com as ondas só deixa duro mesmo.
Solução: Não use!
4- Faça um corte em camadas
Quem nunca ouviu isso: "Faz um corte em camadas para definir"? Aí a gente faz e fica como? Estilo Cláudia Raia nos anos 80! Gente, não tem como definir um cabelo ondulado e volumoso assim, só fica com mais volume, uma desgraça! Franjinha e degradê na frente também não são uma boa ideia, experiência própria!
Solução:
O jeito é fazer um corte o mais reto possível e levemente desfiado nas pontas. Eu sei que o da Paola Oliveira está modelado, mas não custa sonhar que o nosso vai ficar parecido!
5- Faça umectação com óleo de coco
Esse vai ser um tópico polêmico, porque sei que muita gente ama umectação com óleo de coco, inclusive lisas, mas minha experiência foi a pior possível. Contei meu drama em detalhes nesse post aqui. Resumindo: o óleo não saiu de jeito nenhum e pelo esforço para tirar acabei tendo um ressecamento extremo dos fios. Li relatos de outras meninas que tiveram o mesmo problema que eu, então não aconselho o uso em cabelos finos.
Solução:
O óleo de coco pode sim trazer muitos benefícios para os cabelos, desde que esteja presente na fórmula de algum produto capilar. Outra opção é adicionar um pouco do óleo na máscara de hidratação. Um produto que contém óleo de coco e funciona muito bem no meu cabelo é o condicionador Elseve Nutrição Intensa.
E você, já seguiu algum desses conselhos e se deu mal também?
Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva
6 comentários
Adorei a matéria, porque fiz várias coisas dessas descritas e realmente foi uma decepção, ainda não achei uma finalização que agrade
ResponderExcluirTambém ainda estou à procura de uma finalização ideal. Por enquanto me considero em transição pois já passei por alisamento, progressivas, sem química mas escrava da escova e agora finalmente natural. É difícil mas a gente não desiste!rs
ExcluirTo com vc e não abro!! Ri alto com o óleo de coco minha mais recente, e mal sucedida, tentativa. Parece que temos o cabelo mais difícil do mundo!! Mas vamos tentando....
ResponderExcluirNão acredito que alguém concordou nesse ponto!rs Oh tristeza esse óleo de coco, viu? Não aguento sentir nem o cheiro depois do acontecido. Uma hora a gente acerta!rs
ExcluirHaha! É assim mesmo.Me identifiquei!
ResponderExcluirPra finalizar a técnica do plopping funciona mesmo.
Funcionou pra vc, Juliana? Vou me animar de tentar então!
Excluir