Como se livrar das pontas duplas

By Mirella Barros - maio 15, 2019

Se tem uma coisa que me causa extremo desespero ao ver no meu cabelo é o surgimento de pontas duplas. Por mais que a gente cuide, faça cronograma capilar e trate a juba com todo carinho essas desgraças teimam em aparecer. Esse também é o seu drama? Então me dá a mão e vamos juntas tentar resolver esse problema.




Bom, primeiramente precisamos entender porque as pontas duplas surgem. Geralmente é em função de uma fragilidade do fio, que acaba se bifurcando nas pontas. Vários fatores podem influenciar para a materialização desse pesadelo capilar, tais como: químicas alisantes, tinturas, descoloração e uso excessivo de fontes de calor. Então quer dizer que qualquer um que fizer qualquer um desses procedimentos pode ter pontas duplas? Sim, mas calma que com alguns cuidados podemos evitar que elas surjam ou eliminá-las quando aparecerem.


Como evitar o surgimentos das pontas duplas


Já sabemos que elas surgem devido à fragilidade das pontas, sendo assim devemos tomar todos os cuidados possíveis para proteger essas pontas danificadas, como por exemplo:

- Evitar fontes de calor: Não preciso nem dizer o mal que secadores, chapinhas e babyliss causam a um cabelo já danificado, né? Tente evitar ao máximo, principalmente a chapinha, que é literalmente uma chapa numa temperatura altíssima torrando o seu cabelo! Se não tiver jeito dê preferência para a escova, eu eventualmente uso aquela que seca e alisa (resenha aqui), mas sempre com um bom protetor térmico pelo amor de Deus! Uma outra opção para alisar sem fonte de calor é usando uma touca de meia, aquele truque das nossas avós que eu mostrei nesse post aqui). Além de não danificar os fios a touca de meia te deixa com ZERO frizz.

- Usar produtos com pH baixo: Como precisamos manter as cutículas dos cabelos bem seladinhas para evitar a formação das pontas duplas, devemos dar preferência aos produtos com pH levemente ácido, principalmente máscaras, condicionadores e cremes de pentear. Outro produto que pode nos ajudar muito é um bom acidificante. Ele pode ser usado entre o shampoo e a máscara nos cabelos extremamente porosos, sabe quando seu cabelo não responde a nenhum tratamento? Pode ser que ele esteja com a porosidade alta e o acidificante vai te ajudar a corrigir isso. Algumas pessoas também usam o acidificante no lugar do condicionador, mas se seu cabelo estiver muito poroso dê preferência ao modo de aplicação anterior.


1- pH Balancer K. PRO (acidificante)
2- Caviar Color Condicionador K.PRO
3- Máscara Poção Mágica Probelle
4- Caviar Cream Condicionador Leave-in K.PRO


- Fazer pré-poo: Pode parecer banal, mas aplicar um bom produto antes de passar o shampoo pode proteger muito as suas pontas, principalmente se você utiliza shampoo com sulfato. Para as felizardas de cabelos mistos (raiz oleosa e pontas secas), que precisam lavar os cabelos as vezes todos os dias com shampoos com alto poder de limpeza, o pré-poo pode ser a salvação para não destruir as pontas.




1- Pasta Pré-shampoo Natura Ekos Murumuru
2- Máscara Tudo de Bom da Novex
3- Óleo de Baobá da Novex
4- Vital Oil Argan da Probelle


O que fazer quando as malditas surgem

Não vou te enganar, uma vez que elas aparecem só temos 2 coisas a fazer: amenizar o aspecto com óleos e reparadores de pontas ou eliminar as malditas de vez! Mas calma, você não vai precisar cortar um palmo de cabelo não, relaxa. A solução para esse problema se chama Corte Bordado, um corte que elimina apenas as pontas duplas sem tirar o comprimento. Ele pode ser feito com uma máquina de corte especial ou manualmente, separando e torcendo as mechas para destacar as pontas duplas e cortá-las com a tesoura. Eu tenho feito esse corte assim que elas aparecem e posso garantir: é uma das melhores invenções (capilares) da humanidade!




Gosta desse tipo de conteúdo? Então volte sempre aqui e não esqueça de conhecer:

Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários