Como manter seu sofá a salvo dos seus gatos

By Mirella Barros - janeiro 30, 2017

Você compra aquele sofá lindo e confortável e de repente percebe que não foi o único que amou a nova aquisição, aquele felino que faz parte da sua família gostou tanto que fez questão de dar um toque especial na decoração:


Mas calma, não vá brigar com o pobre gatinho! Ele realmente não vai entender, já que para ele o material é perfeito para exercitar suas lindas garras. Como manter o sofá a salvo então? Separei algumas dicas simples que vão te ajudar a manter uma decoração bacana mesmo com um felino em casa.


Sofá de madeira

Um boa ideia é utilizar sofás de madeira, pois como os gatos geralmente arranham nas laterais, não conseguirão arranhar a madeira, pelo menos não é o material preferido deles para isso, então os danos serão bem menores.



Os modelos acima além do belo design podem ser bem confortáveis, uma opção que funcionaria da mesma maneira seria um sofá de pallet. Pesquisei por alto os preços desse tipo de sofá e vi que eles são bem carinhos, porém uma boa dica é comprar um modelo mais "vintage", num brechó ou no Mercado Livre por exemplo, e mudar apenas o estofado.


Manta para sofá

O segundo truque de decoração serve para evitar o acúmulo de pelos no sofá, se você já tem um gato sabe que esse é o lugar preferido (depois da cama do dono) dele para tirar seus longos cochilos, certo?! Ao colocar a manta o bichano irá automaticamente deitar em cima dela, pode testar! Assim seu amado sofá fica mais protegido e fácil de limpar.



Escolhi essas imagens para mostrar que a manta não precisa ser feia e brega, pelo contrário pode até dar um charme especial para a sua sala.


Arranhador de sofá

Caso você não tenha gostado da ideia de ter um sofá de madeira na sua sala, essa opção pode te ajudar: arranhadores próprios para encaixar no sofá!


É só encaixar na lateral, que é a parte preferida para arranhar. É claro que se corre o risco deles preferirem arranhar no meio, por isso além de rezar você pode tentar tornar o arranhador o mais atrativo possível para ele.


Esse modelo com um pom-pom chama bastante atenção, um pouquinho de "Catnip" também pode ajudar.


Corte de unhas

Essa certamente é a dica mais difícil para os proprietários colocarem em prática, pois muitos têm receio de machucar o animal. Para indicar a forma correta de cortar as unhas encontrei essa foto bem explicativa no Portal Medicina Felina.


O importante é não cortar essa parte vermelhinha da unha para não atingir nenhum vaso sanguíneo. O ideal é usar um alicate próprio para gatos, mas numa emergência um cortador de unhas de crianças pode funcionar também. Caso seu gato se mexa e sangre não se desespere, para esses casos é sempre bom tem um "pó hemostático" em casa, você acha esse produto facilmente em qualquer pet shop. Aplique no local e o sangramento irá parar. Tente condicionar o animal a deixar que você faça esse procedimento desde filhote, assim fica mais fácil dele se tornar uma criatura comportada como essa do vídeo:




Dica para limpar os pelos

A última dia é para facilitar a limpeza do sofá com algo super simples: luvas de limpeza de borracha:



Basta passar a mão no sofá e todo o pelo acumulado irá grudar na luva, super rápido e fácil.

Testei quase todas as dicas que mencionei aqui (com exceção do arranhador de sofá) e deram muito certo, espero que elas possam ajudar outros gateiros também.


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva




  • Share:

You Might Also Like

1 comentários