Cinco dicas para um crescimento capilar saudável

By Mirella Barros - julho 30, 2019

O post de hoje não é aquele clássico "Como fazer seu cabelo crescer 10 cm por mês"(até porque isso não é biologicamente possível) ou "Como fazer o seu cabelo crescer mais rápido". O objetivo é dar dicas para manter o cabelo sempre forte e saudável durante o crescimento, independentemente de você querer mantê-lo comprido ou mais curtinho. Normalmente nos preocupamos somente com a velocidade de crescimento, procuramos os famosos shampoos e tônicos "bomba", mas nos esquecemos que o comprimento e as pontas devem estar fortes para manter o comprimento que desejamos. Além disso não podemos esquecer que a velocidade de crescimento normal do cabelo humano é de aproximadamente 1cm por mês, portanto qualquer produto que prometa um crescimento acima de 2cm por mês está fazendo propaganda enganosa descaradamente.


1- Alimentação/Suplementos




Eu sei que essa não é a dica que você queria ler, né? Porém o fato é que a qualidade da nossa alimentação se reflete diretamente na nossa pele e nos nossos cabelos. Eu também adoro um fast food e não vivo sem chocolate, mas não custa nada incluir algumas opções mais saudáveis na nossa rotina e que ajudam na nossa saúde capilar. Procure aumentar a ingestão de alimentos que contenham: ômega 3 como carne de peixe, sementes de chia e linhaça, nozes, óleo de linhaça ou canola; vitamina A como cenoura, tomate, beterraba ou espinafre; frutas cítricas como laranja, tangerina, abacaxi, morango, Kiwi ou limão e biotina como amendoim, avelã, amêndoas, aveia, nozes ou caju. Até que temos opções bem gostosas nesses exemplos, dá para incluir nas refeições tranquilamente e fazer uns suquinhos com essas frutas por exemplo. Caso você tenha dificuldade de criar o seu cardápio é sempre válido consultar um nutricionista, que também poderá te indicar alguns suplementos industrializados se for necessário. Não aconselho o uso de suplementos sem indicação de um médico ou nutricionista, por isso não vou citar nenhum exemplo aqui.


2- Tônicos e Shampoos "Bomba"



Shampoos e tônicos "bomba" não fazem nenhum milagre como já comentamos no início do post, mas podem ser bons aliados se escolhidos corretamente. Já testei todos os exemplos da foto acima e indico todos, basta avaliar qual é o mais adequado para o seu cabelo. Os tônicos servem para todos os tipos de cabelo, já os shampoos têm texturas e efeitos diferentes. O meu preferido é o Pronovin por ele ser o mais hidratante, mas para quem tem cabelo misto ou oleoso as outras 2 opções podem ser mais adequadas.

1 - Shampoo Pronovin, da Kpriche: resenha aqui
2 - Shampoo Cavalo Forte, da Haskell: resenha aqui
3 - Shampoo Rapunzel, da Lola Cosmetics: resenha aqui
4 - Tônico Força com Pimenta, da Bioextratus
5 - Tônico Rapunzel, da Lola Cosmetics: resenha aqui


3- Hidratação/Linhas de Tratamento




Agora que nós já sabemos como cuidar da alimentação e escolher os produtos que agem diretamente no couro cabeludo precisamos cuidar do comprimento e das pontas. Invista em linhas de tratamento que contenham ativos que ajudem a fortalecer a fibra. É interessante que esses componentes estejam presentes não somente nas máscaras de tratamento, mas também nos shampoos, condicionadores e cremes de pentear. Alguns exemplos de ativos: queratina hidrolisada, aminoácidos e proteínas hidrolisadas (agentes de reconstrução); extratos botânicos como Aloe vera e Ginkgo biloba (ativos de hidratação), vitaminas E, B e A (ativos de hidratação), óleos como o de murumuru e rícino (ativos de nutrição). Abaixo minhas sugestões da foto acima:

1 - Linha Caviar Color, da K-PRO: resenha aqui. Onde comprar: https://bit.ly/32V8JsR
2 - Linha Pronovin, da Kpriche: resenha aqui
3 - Linha Ekos Murumuru, da Natura: resenha aqui
4 - Máscara Poção Mágica, da Probelle: onde comprar: https://bit.ly/2GzMvDh



4- Cuidados com as pontas





Quase sempre nos esquecemos de como os cuidados com as pontas são importantes para manter um cabelo comprido e com aparência saudável. Principalmente para quem faz qualquer tipo de procedimento químico ou abusa das fontes de calor, esses cuidados são indispensáveis. De nada adianta o crescimento estar em dia se precisarmos cortar constantemente as pontas por estarem danificadas. Com relação à escolha dos ativos podemos seguir o mesmo princípio do tópico anterior. Também é importante avaliar se o finalizador possui proteção térmica e solar. Seguem as minhas sugestões:

1 - Caviar Leave-in, da K.PRO: resenha aqui. Onde comprar: https://bit.ly/2KcVLyj
2 - Caviar Cream, da K.PRO: resenha aqui. Onde comprar: https://bit.ly/2YpTk4p
3 - Creme de pentear Ekos Murumuru, da Natura: resenha aqui
4 - Vital Oil Argan, da Probelle: resenha aqui. Onde comprar: https://bit.ly/2LSdA9p



5- Corte Bordado




Por mais cuidado que se tenha uma hora ou outra as pontas dos cabelos ficam danificadas e/ou com pontas duplas. Isso acontece por elas serem as partes mais "velhas" do fios, logo estão sofrendo as agressões externas há mais tempo. Para quem faz uso de fontes de calor ou faz algum tipo de química os danos são ainda mais frequentes. Uma boa forma de amenizar esses efeitos é o corte bordado, no qual somente as pontas duplas e danificadas são cortadas. Existem 3 formas de realizar o corte: torcendo as mechas e retirando as pontas expostas com tesoura, com a máquina de corte bordado ou esse bem louco aí com uma vela acessa!

Sei que quem quer fazer o cabelo crescer procura uma solução milagrosa e rápida, mas para ter um cabelo longo e saudável é preciso paciência e muito cuidado com os fios.

Todos os produtos indicados nesse post são Cruelty Free (livres de testes em animais) e a maioria dele você encontra na Boutique da Ruiva. Leitores têm 10% de desconto com o cupom RUIVA2A.


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários