Cuidados para evitar o desbotamento do ruivo

By Mirella Barros - junho 26, 2017


A não ser que você tenha tido a sorte de nascer ruiva natural, esse tom cobre vibrante da foto só dura até a primeira lavagem. Como já conversamos no último post de cabelos, o pigmento ruivo tem dificuldade de se fixar aos fios, por isso o desbotamento é inevitável. Apesar disso, podemos ter alguns cuidados que amenizam ou atrasam o desbotamento. Separei algumas dicas básicas para você não ver sua tinta (junto com seu dinheiro) descendo pelo ralo a cada lavagem.


Shampoos de uso diário

A primeira dica é quanto à escolha do seu shampoo de uso frequente. É importante que o produto tenha algumas características que ajudam a tratar os fios e amenizar o desbotamento, são elas: pH baixo (levemente ácido); agentes hidratantes/nutritivos (extratos botânicos, óleos etc) e de reposição de massa capilar (aminoácidos ou queratina). Shampoos sem sulfato forte na fórmula costumam ajudar na manutenção da cor, mas é importante que ele tenha as outras características citadas. Algumas sugestões de shampoos:


1- Color Reflect, da Amend (sem sulfato)
2 - Proteção da Cor, da Vita Derm (contém sulfato) - Resenha aqui
3 - Caviar Color Shampoo, da K- Pro (sem sulfato)
4 - Divine Cursl, da Inoar (sem sulfato)


Shampoos matizadores

Os shampoos matizadores ruivos funcionam da mesma forma que os famosos shampoos roxos para loiras. Além de lavar normalmente os cabelos, possuem pigmentos que ajudam a realçar a cor da tinta. Os para os tons de ruivo mais avermelhado já estão no mercado há algum tempo, mas recentemente a Amend lançou uma opção para tons acobreados. A frequência de aplicação vai depender do seu desconforto com o desbotamento. Acredito que um intervalo razoável seja a cada 15 dias. Não vejo necessidade de usá-los em todas as lavagens.


1 - Cobre Effect, da Amend (para tons acobreados)
2 - Extend Color Vermelho- red, da Haskell (para tons avermelhados)
3 - Red Revival, da Amend (para tons avermelhados)


Máscaras tonalizantes

Além dos shampoos matizadores temos a nosso favor as máscaras tonalizantes. Elas nada mais são do que máscaras de hidratação com corantes/pigmentos que ajudam a dar aquela realçada na cor, além de aumentarem o brilho. Algumas podem ser aplicadas diretamente nos fios, da mesma forma que as máscaras hidratantes. Outras, por terem pigmentos mais concentrados, precisam ser misturadas a algum creme branco para que a cor não fique muito forte. O tempo de ação vai depender da indicação do fabricante, nunca deixe além do tempo indicado. Seguem as minhas indicações:


1 - Be Russet, da Leads Care: Efeito acobreado bem natural, pode ser aplicada pura. Não é liberada para Low e No Poo.

2 - Color Intense Cobre, C.Kamura: Pigmento mais forte, deve ser misturada a um creme branco. Efeito acobreado natural. Não é liberada para Low e No Poo.

3 - Gloss Matizador 3 D Ruivo Sensation, da Magic Color: Pigmento bem forte, deve ser bem diluído em creme branco. Efeito acobreado natural ou mais vibrante dependendo da diluição. Liberado para Low Poo.

4 - Red Revival, da Amend: Máscara matizadora vermelha, pode ser aplicada pura. Liberada para Low Poo.

5 - Color Shine Conhaque, C. Kamura: Máscara em mousse com ação de apenas 3 minutos. Efeito cobre ligeiramente mais vibrante (avermelhado/conhaque). Liberada para Low Poo.

6- Moulin Rouge, da Lola Cosmetics: Máscara matizadora vermelha, pode ser aplicada pura. Liberada para Low e No Poo.



Cronograma Capilar

Não adianta nada estar com a cor perfeita e o cabelo parecendo um rolo de sisal, por isso é importante não deixar jamais de hidratar os fios. Um cabelo bem hidratado vai estar com mais brilho e com isso a cor consequentemente ficará mais bonita. Como o retoque do ruivo é frequente, mesmo que seja só na raiz, estamos causando danos aos fios. Por isso minha sugestão é investir num cronograma capilar. Já falei mais detalhadamente sobre o tema nesse post aqui. Vou sugerir um cronograma com três máscaras da Amend, que é uma marca excelente e bem acessível: 


1 - Hidratação: Amend Shine Extreme: resenha aqui
2 - Nutrição: Amend Discipline Liss: resenha aqui
3 - Reconstrução: Amend Pós Progressiva: resenha aqui

* Todas são liberadas para Low Poo.

Esses são os cuidados básicos para manter a cor e a saúde dos fios tingidos de ruivo. Sempre estou testando tonalizantes e produtos para ruivas, então toda vez que eu encontrar algum produto que valha a pena vai ter resenha aqui no blog.


Dica da Ruiva: 

Já conhece a nossa loja, a Boutique da Ruiva? Lá você encontra os melhores tonalizantes ruivos, além de outros produtos para cabelos, todos livres de testes em animais. Leitores tem cupom especial de desconto com o código: RUIVA2A


Se inscreva no canal: Canal Diário da Ruiva
Conheça a minha loja: https://www.boutiquedaruiva.com.br/
Participe do grupo Onduladas 2 A no Facebook: Grupo Onduladas 2 A
Me siga no Instagram: @diariodaruiva


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários